Implante Dentário Carga Imediata

Implante Dentário Carga Imediata

Por muitos anos, os implantes dentários têm sido a única opção confortável para muitas pessoas que perderam os dentes. Muitos pacientes vem de um histórico de perda precoce dos dentes reclamando que antigamente era “doeu arranca”, infelizmente essa fase fez parte de nossa cultura, muitos de nossos pais não tinham dentes e não sabia cuida-los e assim aprendemos com eles e depois de anos sem dentes, usando prótese ou até não usando nada por que machuca a gengiva e causa muito desconforto e o tempo vai passando e até problemas digestivos começam aparecer. Outro caso é quando o paciente tem doença periodontal e os dentes vão amolecendo, pouco a pouca vai perdendo um por um. Vários são os problemas que podem surgir e os implantes dentários hoje é mais acessível as pessoas.

Os Implantes dentários podem ser colocados de duas formas, com carga imediata ou carga tardia. Independente disso esse “parafuso” de titânio cirúrgico necessita um tempo de cicatrização no osso chamado osseointegração, é o fenômeno da incorporação óssea no titânio e deve ser respeitado.  

CHAVE CATRACA

Implante Dentário Carga Imediata chave catraca

Não é possível saber antes da cirurgia se é possível realizar a carga imediata. Quando realizamos o implante dentário ele é instalado com uma chave catraca que aponta a força que está sendo aplicada para sua colocação e deve ser de igual ou maior de 30 Newtons, assim o implante tem o que chamamos de “estabilidade primaria” , sendo possível realizar a carga imediata, que é a colocação de um dente ou prótese.

 

        Embora os Implantes dentários de carga imediata estarem ganhando o reconhecimento como uma opção importante para certas categorias de pacientes com implantes, há uma série de casos clínicos em que a carga imediata não pode ser realizada sem riscos de não serem bem sucedidos. Implantes dentários de carga imediata no mesmo dia não são procedimentos complexos, mas eles envolvem o cumprimento de determinados critérios. Há uma quantidade mínima de osso que é necessário e o implante dentário tem de ser colocado numa posição de resistir a uma força mínima de mastigação. 

Implante Dentário Carga Imediata de um dente

Pode ser realizado para substituir um dente que está condenado ou uma região que falta um dente.

Quando temos a estabilidade primaria instalamos um dente provisório e não permitimos a oclusão com seu antagonista, ou seja, esse dente favorece a cicatrização dos tecidos adjacentes melhorando a estética mas não toca no dente antagonista durante a mordida pois seria uma força muito grande que essa região ainda não suportaria, prejudicando a osseointegração. Para um único implante o dentista tem de ajustar a coroa provisória de modo a evitar qualquer tipo de força sobre ele. A coroa provisória é fixada por razões estéticas e não para a funcionalidade.

 

Em certos casos, os procedimentos de carga imediata do implante são considerados uma opção melhor do que os implantes com carga tardia. Implantes dentários de carga imediata são expostos à força de mastigação imediatamente após o implante. No entanto, a definição exata de carga imediata pode variar para o carregamento do implante no mesmo dia ou em três a uma semana devido ao tempo de cirurgia, dificuldade de higienização ou a confecção de novos dentes provisórios. 

Carga imediata de uma prótese total

Carga imediata de uma prótese total

É o chamado protocolo imediato, prótese total superior ou inferior que é colocado após a cirurgia. Essa prótese tem uma barra fundida em seu interior, por isso é necessário após a cirurgia ser realizado uma moldagem para capturar a posição dos implantes e confeccionar essa prótese.           

Em casos complexos, onde um arco completo está envolvido e mais de quatro a seis implantes são colocados na maxila ou mandíbula, a situação é, paradoxalmente, mais fácil com a condição de que todos os Implantes dentários de carga imediata são concedidos a partir de iniciar uma função imóvel. A utilização de um grande número de implantes dentários mantidos juntos por uma prótese imediata evita micro movimentos na interface osso-implante.

Carga Tardia

Temos também a possibilidade de que ao colocar o Implante dentário a chave catraca mostra uma força que não chega a 30 Newtons e há caso que não é necessário usar a catraca e que o implante entra no osso sem força, tornado impossível a aplicação de força mastigatória, o que obriga ao dentista a ativa-lo somente após a osseointegração que leva um tempo de 3 a 6 meses dependendo da região.

Em todos os meus casos usos implante com desenho cone morse que favorece a carga imediata e a marca que utilizo aqui no meu consultório eu não posso divulgar pois o Conselho Regional de Odontologia me proibiu a divulgação pois considera que eu possa estar sendo favorecida pela empresa. Realmente é um absurdo pois uma marca de renome internacional jamais sabe quem sou eu dentre tantos profissionais da odontologia. Mande um Whatzapp que eu te conto a marca que eu utilizo.

Alguns dos fatores importantes para determinar se a carga imediata pode ser feita:

  • A densidade óssea;
  • Quantidade de osso;
  • Estabilidade inicial dos implantes;
  • Desenho do implante e tipo;
  • Sua mordida;
  • Arco antagonista completo;

 

Venha me visitar, envie uma mensagem para nosso WhatsApp e ficaremos muito felizes em esclarecer todas as suas duvidas

Implante Dentário Carga Imediata 1

Rua : Benjamin Constant 853

Centro de Suzano, SP

(11) 4744-7450

Ligue Agora

Horário de Funcionamento

Seg a Sex: 8:00 – 17:00 Sab. 08:00 – 14:00

Marque sua Consulta

WhatsApp: (11) 98178-3775